HISTÓRIA DO SOLAR

Brasão Dourado

É um solar constituído por cave e dois pisos de habitação, com a fachada urbana para a Rua Silva Gouveia, em frente à Porta de São Tiago da Muralha do Castelo e, consequentemente, próxima da zona histórica e medieval da cidade, classificada de interesse nacional pelo Decreto n.º 37801, de 2 de maio de 1950, e dentro do perímetro de proteção do Castelo de Pinhel.
A propriedade com área de 1795 m2, é constituída por uma habitação solarenga construída no terceiro quartel do século XVIII e outras construções dos meados do século XIX.

É uma Casa Nobre imponente do ponto de vista da volumetria bem ao gosto de aristocracia fundiária, que possui um elevado requinte arquitetónico e decorativo, podendo ser classificada como uma verdadeira obra de arte, que enriquece a monumentalidade da cidade de Pinhel. Encontra-se numa zona central e privilegiada da cidade, com vistas deslumbrantes para o Castelo e com uma vista agradável para a envolvente.

Sobre Nós

No Solar Brasão Dourado impera o requinte e o bom gosto, com uma decoração sóbria mantendo a sua traça original. As comodidades disponibilizadas proporcionam uma experiência excecional numa propriedade secular de gestão familiar. Localizada na cidade de Pinhel, que se encontra a 660m de altitude, na margem esquerda do rio Côa, as suas origens remontam ao período calcolítico, contudo, existem no concelho vestígios mais antigos, nomeadamente as pinturas e gravuras rupestres do Vale do Côa, em Cidadelhe. Dos séculos XVII e XVIII, os solares, espalhados por toda a zona antiga, destacam-se da restante malha urbana pela monumentalidade e requinte decorativo. A autenticidade da gastronomia local associada à excelência dos vinhos de Pinhel, completam o roteiro de quem visita a hospitaleira Cidade Falcão.

A REGIÃO DA BEIRA INTERIOR

Beira Interior

A Beira Interior está localizada no interior de Portugal, fazendo fronteira com Espanha numa região escarpada e montanhosa. O seu clima possui grandes variações de temperatura que contrastam, entre verões muito quentes e secos, e invernos prolongados e gélidos. As vinhas são muito robustas, produzindo vinhos muito frescos, a uma altitude que varia entre 400 e 700m. Apresenta um relevo diversificado, as colinas xistosas contrastam com a rigidez e aspereza das paisagens onde são observadas soberbas e vigorosas paisagens de montanha, através das suas serras da Estrela com 1993m, da Gardunha com 1227m e da Malcata com 1259m. Com menor altitude, contam-se ainda, a Marofa, Penha Garcia e Ródão.

 

A Beira Interior encontra-se subdividida em três sub-regiões:

  • Castelo Rodrigo: Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo.
  • Pinhel: Celorico da Beira, Guarda, Meda, Pinhel e Trancoso
  • Cova da Beira: Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Manteigas, Penamacor, Sabugal e Vila Velha de Ródão (Decreto-Lei nº 442/99).